DanJoy HomeCare se apresenta ao mercado com uma proposta inovadora de trabalhar de forma HUMANIZADA, com atendimentos personalizados e em DOMICÍLIO, trabalhando em sistema de plantões* ou por procedimentos.

Atendimentos para Crianças, Adultos e Idosos, respeitando as individualidades e características próprias de cada faixa etária.

Atendimento realizado exclusivamente por ENFERMEIROS com nível superior e registro no COREN. Podendo assim avaliar melhor nossos clientes realizando CONSULTAS, DIAGNÓSTICOS e PRESCRIÇÕES de Enfermagem.

Atendemos Ribeirão Preto-SP e toda Região.

Preços promocionais de Inauguração. Entre em contato conosco

(16) 3289 9239

(16) 8194 7991.

sábado, 27 de agosto de 2011

Entenda a dislipidemia: aumento anormal de gorduras no sangue - Parte I

"A dislipidemia consiste num distúrbio orgânico caracterizado pelo aumento anormal da taxa de gorduras no sangue, principalmente o aumento do colesterol e dos triglicerídeos que predispõe ao desenvolvimento da aterosclerose"
Nutrientes de importância relevante para o metabolismo dos seres vivos, os lipídios ou lípides (do grego lipos, gordura) são compostos insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, apresentam estrutura química variável, compreendem as gorduras, os óleos, as ceras e outros compostos orgânicos.
Os óleos e as gorduras são lípides de reserva dos animais e vegetais. Os lípides complexos (fosfolípides e glicerolípides) existem em diversos tecidos do organismo; fornecem energia (9 kcal/g); constituem o tecido adiposo (reserva de energia, confere amortecimento contra choques e isolamento elétrico e participa da manutenção térmica); encontram-se em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e células de gordura (componentes estruturais); e incluem vitaminas e hormônios (prostaglandinas).

Em geral, as gorduras de origem animal são ricas em ácidos graxos saturados (não possuem duplas ligações em suas cadeias moleculares; geralmente, apresentam-se na forma sólidas à temperatura ambiente) e encontram-se associadas, por confiáveis pesquisas, ao desenvolvimento da aterosclerose e das doenças coronarianas.

A manteiga, a banha de porco, a gordura debaixo da pele do frango, o sebo, o óleo de coco, etc. são bons exemplos de alimentos com elevado teor de gorduras saturadas; tais gorduras saturadas são muito prejudiciais à saúde e, por tal razão, devem ser evitadas ou seu consumo devidamente controlado. A gordura ao redor das bistecas, assados, produtos derivados da carne, laticínios, creme de leite integral são também ricos em gorduras saturadas.

Os principais componentes de uma dieta a afetar o colesterol circulante no sangue são a gordura e o colesterol provenientes de alimentos de natureza animal. Consumir muita gordura animal é sinônimo de colesterol elevado e perigoso risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A água de coco é uma excelente bebida isotônica natural, no entanto o coco é a ovelha negra do reino vegetal; a gordura em seu interior é rica em gordura saturada. A gordura, mesmo que seja vegetal, que passa por hidrogenação sofre saturação da molécula. A gordura saturada é prejudicial para as artérias e o coração; saber diminuí-la na alimentação constitui um conhecimento necessário à preservação do bem-estar e da saúde. Estudos epidemiológicos demonstram que existe uma relação significativa entre o aumento do nível de colesterol e o surgimento da doença aterosclerótica coronariana.
Conceituação

A dislipidemia consiste num distúrbio orgânico caracterizado pelo aumento anormal da taxa de gorduras no sangue, principalmente o aumento do colesterol e dos triglicerídeos que predispõe ao desenvolvimento da aterosclerose (depósito de placas gordurosas dentro dos vasos sanguíneos), o que pode impedir ou diminuir o fluxo do sangue, devido ao estreitamento do diâmetro das artérias, e causar infarto, derrame (AVC), insuficiência vascular periférica, etc. Os fatores de risco são: dietas ricas em gorduras; obesidade; diabetes; sedentarismo; hipertensão arterial; predisposição genética; idade; e tabagismo.
Classificação

A dislipidemia pode ser primária (de origem genética) ou secundária (causada por doenças como diabetes, obesidade, hipotireoidismo, insuficiência renal, ou se encontrar relacionada ao uso de anticoncepcional oral, tratamentos hormonais, etc.).
Manifestações clínicas

O colesterol (esterol) é uma substância essencial ao nosso organismo, constituinte das membranas celulares e das lipoproteínas (responsáveis por transportá-lo no sangue), também precursor dos ácidos biliares, de alguns hormônios e da vitamina D; encontrado em óleos e gorduras animais, tecido nervoso, bile, sangue e gema de ovo. No entanto, quando seus níveis se encontram elevados no sangue, surgem as doenças cardiovasculares (angina, infarto, arteriosclerose e aterosclerose) e derrame (AVC).

O excesso de colesterol e triglicerídeos na circulação sanguínea contribui para a formação de placas ateromatosas (depósitos difusos de gordura sobre as paredes internas das artérias) que podem se aderir ao interior das paredes das artérias e obstruir a circulação do sangue. Grande parte do colesterol é produzido pelo fígado (cerca de 70%), sendo 30% provenientes de uma dieta rica em gorduras. Níveis elevados de colesterol contribuem para o acúmulo de gordura saturada. O colesterol encontra-se presente na gordura saturada, na manteiga, no sebo, em muitos queijos gordurosos, nas vísceras animais, em muitos frutos do mar, etc.

Uma recente e importante pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), envolvendo 34 mil pessoas, entre os anos de 2008 e 2009, revela que a dieta do brasileiro é pobre em nutrientes (vitaminas e sais minerais) e rica em calorias. Segundo essa mesma pesquisa, o brasileiro está consumindo menos frutas, hortaliças, leite e fibras do que o recomendado; e também constata que, a partir dos dez anos de idade, o consumo de sódio, proveniente do sal de cozinha (6 gramas é a ingestão diária de sal recomendada; no entanto, 8,2 g são a média do consumo diário no Brasil), aumenta, assim como também o de açúcar e gordura saturada (cerca de 30% das gorduras são provenientes dos alimentos), substâncias que se encontram associadas ao desenvolvimento da obesidade, do diabetes, da dislipidemia, da hipertensão arterial e, inclusive, do câncer.
Diagnóstico

A dislipidemia pode ser detectada pelo exame completo de sangue, após um jejum de 12 horas. É recomendável que, a partir dos 20 anos de idade, homens e mulheres tenham seu perfil lipídico determinado (por um hemograma completo). Enquanto crianças e adolescentes (entre 2 e 19 anos de idade), a determinação dos lipídios, via exame de sangue, deve ser realizada naqueles que apresentarem manifestações clínicas de dislipidemia, fatores de risco para enfermidade aterosclerótica, antecedentes familiares de dislipidemia ou de doenças aterosclerótica prematura em familiares de primeiro grau, antes dos 55 anos em homens e 65 anos em mulheres.
Na segunda e conclusiva parte deste texto abordarei a profilaxia e terapêutica da dislipidemia. Até lá!

Ministério da Saúde vai substituir vacina oral contra poliomielite

Fonte: 
Veja On Line
O Ministério da Saúde vai substituir a vacina oral contra a poliomielite, a Sabin, pelo imunizante injetável. O motivo da troca, que já foi feita em outras partes do mundo, é que a forma injetável é produzida com o vírus morto, ou inativado, portanto mais segura. Oficialmente, o ministério não tem prazo para o início da transição, mas divulgou informe técnico para as secretarias de Estado de Saúde alertando para a mudança em 2012. O documento recomenda ações intensificadas de imunização "de modo a alcançarem coberturas vacinais de no mínimo 95%" e promete a apresentação da nova estratégia para este semestre.
"A Sociedade de Imunizações já espera essa troca há muito tempo e já vinha recomendando o uso da vacina inativada. É uma mudança que já ocorreu em todos os países desenvolvidos, mas não é uma mudança simples", afirma a médica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim-RJ).
A vacina oral é feita com o vírus atenuado. Apesar de raro, há o risco de infecção por esse vírus, que provoca a pólio vacinal - doença causada pela própria vacina. "É preciso ressaltar que o benefício da pólio oral é muito grande. A poliomielite é uma doença transmissível, que incapacita e até mata. Mas há o risco de um caso para 800 mil doses de provocar a pólio vacinal. Se nós temos uma vacina mais segura, devemos usá-la", defende Isabella.
Embora não esteja disponível nos postos de saúde, a vacina inativada já é encontrada nas clínicas particulares. "É uma vacina segura. Nas clínicas, é oferecida conjugada a outras vacinas, como a DTP (difteria, tétano e coqueluche), com hemófilos tipo b (contra meningite) e hepatite B. Acredito que o ministério vá seguir a mesma estratégia. Se isso ocorrer, não deve haver resistência da população a mais uma vacina injetável", avalia o médico Alberto Chebabo, chefe do Serviço de Doenças Infecto-Parasitárias do Hospital Universitário da UFRJ.
De acordo com Isabella, os países que já fizeram a transição das gotinhas para a injetável optaram por oferecer a nova vacina nas duas primeiras doses, aos 2 e 4 meses. As demais - aos 6 e aos 15 meses, além das doses de reforço, nas campanhas - são da vacina tradicional, na forma oral. "As duas primeiras doses com a vacina usando vírus inativado já garante a proteção contra o vírus da pólio, inclusive o vacinal", explica.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que a incorporação de novas vacinas "segue critérios que são avaliados por grupos de trabalho formados por especialistas. Eles avaliam a tecnologia, custo benefício, custo efetividade, além do impacto epidemiológico, imunológico e logístico. Essa análise ainda depende de capacidade produtiva dos laboratórios e capacitação de profissionais".

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Saiba um pouco mais sobre Sopro Cardíaco

Sopro cardíaco 
Sopro cardíaco é o som produzido pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração, principalmente, as válvulas cardíacas anormais. É um achado do exame físico cardiológico. O sopro cardíaco poderá ser funcional  (chamado de sopro inocente)  ou patológico (decorrente de uma doença no coração).
Cerca de até 40% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes, sem haver nenhum outro indício de doença cardíaca, com um desenvolvimento físico totalmente normal ao longo do tempo.
Causas
Não existe uma explicação precisa para o aparecimento dos sopros funcionais ou fisiológicos (inocentes). No período neonatal, por exemplo, o sistema cardiovascular passa por modificações e o recém-nascido pode ter sopros que desaparecem dentro de alguns dias. Os  sopros patológicos, ou seja, indicatvos de uma doença, podem ser classificados em congênitos ou adquiridos.
-Sopros patológicos congênitos:
Estão associados as cardiopatias congênitas como a comunicação interatrial ou interventricular (CIA e CIV), persistência do canal arterial (PCA), estenose aórtica ou pulmonar congênitas, tetralogia de Fallot, entre outras.
-Sopros patológicos adquiridos:
Estão associados com sequelas nas válvulas cardíacas causadas pela moléstia reumática (febre reumática), como a estenose mitral e insuficiência aórtica reumáticas, prolapso da válvula mitral com insuficiência mitral, endocardite infecciosa (infecção das válvulas cardíacas e do revestimento interno do coração por bactérias ou fungos), infarto do miocárdio (complicado por uma insuficiência mitral ou comunicação interventricular), cardiomiopatias (formas dilatada e hipertrófica)  ou por degenarção e calcificação das válvulas (estenose aórtica e insuficiência mitral calcificadas).
Investigação dos sopros cardíacos
A base da investigação de um sopro cardíaco é o exame clínico (anamnese e o exame físico), associado ao ecocardiograma (transtorácico e transesofágico). Na ausculta cardíaca, alguns achados são indicativos que o sopro possa ser inocente:  leve intensidade, aparecimento na sístole cardíaca (fase de contração do coração),  uma irradiação ampla (o sopro é percebido em vários locais de ausculta do tórax) e ausência alterações das bulhas cardíacas (sons produzidos pelo abrir e fechar das válvulas cardíacas). Outro exame útil para diagnosticar alterações estruturais do coração  que possam produzir sopros é a ressonância magnética cardíaca.
Fonte: http://portaldocoracao.uol.com.br/sinais-e-sintomas/sopro-cardiaco
Acessado em 16 Agosto de 2011 às 20h47min

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Centro de Especialidades da Secretaria da Saúde inaugura Serviço de Endoscopia em Ribeirão Preto SP

A partir de segunda-feira a população contará com moderno serviço de endoscopia

Foto: Tiago Morgan

Sala de Endoscopia do Centro de Referências em Especialidades que começa a funcionar nesta segunda-feira, dia 15

Será inaugurado na segunda-feira, dia 15, o Serviço de Endoscopia do Centro de Referencia de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, onde serão realizados os exames de Endoscopia Digestiva Alta. Este serviço foi estruturado nos moldes atuais e rigorosos de exigências da Vigilância Sanitária, desde a estrutura física até os mínimos detalhes como desinfecção, esterilização de material e uso de materiais descartáveis. As medidas geram segurança tanto para os profissionais que realizam o procedimento como para o usuário (paciente) que será submetido ao exame.
O procedimento é bastante seguro, realizado com anestesia local na garganta e sedação endovenosa para melhorar a tolerância ao exame. As indicações para o exame consistem basicamente em todas as doenças do esôfago, estomago e duodeno; tais como, gastrite, esofagite, úlceras, câncer de esôfago, câncer de estômago, hérnia de hiato, doenças infecciosas que acometem esses órgãos.
Durante a realização do exame é possível a colheita de material para análise histopatológica; isto é, biópsia para analise microscópica do órgão em investigação.
A estruturação física e funcional do Serviço de Endoscopia Digestiva do Centro de Referência de Especialidades, juntamente com a observação da rigorosa legislação da Vigilância Sanitária; possibilitam a constatação de que é possível se construir serviços de excelência nos Serviços Públicos. Os exames serão realizados por solicitação médica e agendados pelo Complexo Regulador da Secretaria Municipal da Saúde.
Fonte: SMS Ribeirão Preto SP

Beber oito copos d'água por dia melhora a pele

Grande parte das pessoas acaba se esquecendo de ingerir em quantidades adequadas um elemento vital para nossa saúde: a água.
É muito comum observar pessoas que saem pela manhã para trabalhar e ao voltarem para casa à noite se dão conta que não ingeriram ao menos 1 copo de água durante todo dia. Existem aqueles que não sentem tanta sede e por isso, acreditam que não há problema algum ingerir uma quantidade mínima durante o dia. O que essas pessoas não sabem é que a deficiência constante desse líquido precioso no nosso corpo pode causar sérios problemas no futuro e por nossa saúde em risco.
Muitas pessoas não associam a água a uma boa alimentação, mas ela é, depois do oxigênio, a substância mais importante para a manutenção da vida. Nos próximos meses, quando a média de temperatura deverá ultrapassar os 30ºC, as necessidades serão ainda maiores e todos nós deveremos ficar atentos para repor as perdas que ocorrem nesse período.
Água: elemento vital
A água é a substância mais abundante do corpo humano. Ela é um componente essencial de todos os tecidos do organismo. Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves.
Em temperaturas moderadas, os adultos podem viver por aproximadamente 10 dias sem água; as crianças podem viver por cerca de 5 dias. Já sem alimento uma pessoa saudável pode sobreviver durante várias semanas.

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável. Além disso, a água proporciona uma camada protetora para as células do corpo e, sob a forma de líquido amniótico, protege o feto em desenvolvimento.
A água é necessária à formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas. Também mantém a pele macia e elástica.
Com o envelhecimento, o corpo começa a ressecar cada vez mais. Por exemplo, o corpo de um bebê recém nascido consiste em 75 a 80% de água, contra apenas 50% no caso de um corpo adulto com 60 a 70 anos. Este processo de ressecamento se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas.

Necessidades diárias
O corpo humano perde água de várias formas. Através dos rins em forma de urina, como parte das fezes, através do processo de respiração e através da transpiração (suor). Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando nossa urina. Quando isso ocorre, os rins tentam compensar conservando a água e, portanto excretam uma urina mais concentrada, com coloração amarelo mais acentuado. Um baixo consumo crônico de água aumenta o risco de cálculos (pedras) renais ou cálculos na bexiga

A quantidade de água perdida a cada 24h deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo. Em geral, adultos devem consumir 35mL/Kg de peso, crianças 50 a 60mL/Kg de peso e lactentes 150mL/Kg peso. Isto quer dizer que se uma pessoa pesa 70Kg ela deverá ingerir diariamente cerca de 2,5L de água. Sucos, refrigerantes, chá, café e os alimentos contém água. Mas a pessoa deve dar preferência à água pura.
Fatores que aumentam as necessidades de água
É necessário consumir mais água quando está calor, durante exercícios físicos, no caso de febres, resfriados e outras doenças. É necessário ingerir maior quantidade de água também durante a gravidez, tendo em vista a formação do líquido amniótico e o aumento no volume de sangue, e também para atender as necessidades do feto em desenvolvimento. Da mesma forma, mães com filhos que mamam no peito precisam aumentar a ingestão de líquidos para produzir leite, que contém 87% de água.

É bom lembrar também que alguns componentes da dieta aumentam a necessidade de água, como é o caso dos alimentos muito salgados. O uso de diuréticos ou outros medicamentos que aumentam o fluxo urinário requer uma ingestão adicional de líquidos.
A qualidade da água é importante
A água mais segura para se beber é aquela tratada pelos sistemas de abastecimento e depois filtrada em casa ou fervida. Contudo, isto não quer dizer que não ocorram problemas. As águas dos rios estão se tornando cada dia mais poluídas por resíduos domésticos e industriais, restos de fertilizantes, pesticidas e lixos químicos e nucleares e tudo isso pode causar sérios problemas para nossa saúde. Estudos mostram que muitos casos de diarreia e infecção intestinal atribuídos a intoxicações alimentares ou outras causas devem-se, na verdade, à água contaminada.

Outro problema sério de saúde pública é o constante uso por parte da população de água de bicas contaminadas. Em pessoas saudáveis, os problemas ocasionados pela ingestão deste tipo de água muitas vezes é superado em pouco tempo, mas em pessoas com baixa resistência imunológica (crianças, idosos e doentes) isso pode ser fatal.
Água engarrafada: uma opção
O impacto criado pela constante contaminação das águas de bicas, torneira, etc, elevou o interesse das pessoas pelo consumo de água engarrafada. Mesmo assim, existem várias opiniões e desconfianças quanto as fontes e conteúdos das várias garrafas disponíveis no mercado. Em geral, a dúvida maior fica por conta da procedência da água e por isso, devemos ficar atentos e procurar comprar as marcas mais consolidadas no mercado.

Tipos de água engarrafada encontrados no mercado
· Água potável: é vendida no mercado em garrafões, sendo retirada de qualquer fonte aprovada (rios, reservatórios, água encanada). Em seguida é filtrada e desinfetada e o conteúdo mineral pode ser ajustado.
· Água mineral: contém no mínimo 500mg de minerais por litro
· Água com gás: contém dióxido de carbono para ficar borbulhante. Existem águas gaseificadas naturais que já vêm nesse estado da própria fonte
· Água termal: é retirada de fontes naturais.

Concluindo, a água é o mais abundante e o mais barato de todos os líquidos existentes para matar nossa sede. Ela é importante para todos os processos vitais do nosso corpo e deve ser ingerida diariamente.
Beba oito copos de água por dia
Eu sugiro que se beba pelo menos 8 copos por dia, nunca junto com as refeições. Dessa forma, seu corpo estará sempre hidratado, sua pele ficará mais macia e elástica, pronta para encarar o verão que se aproxima.

Mais informações: www.jocelemsalgado.com.br

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Prós e contras da reposição hormonal masculina

Muito tem se falado nas duas últimas décadas sobre o envelhecimento da mulher e a terapia de reposição hormonal (TRH) feminina, com seus riscos e benefícios.
Agora fala-se na reposição hormonal masculina. Isso mesmo, sobre o envelhecimento masculino, chamado por alguns de andropausa. A andropausa, mais apropriadamente *"hipogonadismo masculino tardio", corresponde a um período da vida em que os homens apresentam sinais e sintomas decorrentes da diminuição do tamanho dos testículos e, conseqüentemente, da queda da produção de testosterona (principal hormônio sexual masculino secretado pelas células intersticiais dos testículos). Criados por analogia à menopausa, os termos andropausa e menopausa masculina são considerados por diversos especialistas impróprios, por não apresentarem uma significação fisiológica precisa.
Na mulher a reposição hormonal sempre vem associada à falência ovariana, ou seja, a mulher deixa de ser fértil pela falência dos ovários que produziam importantes hormônios femininos. No envelhecimento masculino pode haver uma diminuição na quantidade de espermatozóides, mas não encontraremos a infertilidade associada como conseqüência da diminuição hormonal.

A partir de 40 anos, há uma diminuição do hormônio masculino (testosterona) em 1% ao ano, o que vai continuar após os 50 anos.

A urologista e terapeuta sexual **Sylvia Marzano lembra que essa queda hormonal costuma ser erroneamente chamada de andropausa e atualmente, de acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), seu nome mais apropriado é Distúrbios Androgênicos do Envelhecimento Masculino (DAEM). O tratamento desses distúrbios inclui não só tratamento que retoma uma melhor qualidade de vida (sexual também), como explica fatores antes tratados como estresse, fadiga, depressão no envelhecimento.

Os sintomas que caracterizam essa disfunção são: irritabilidade e alterações de humor, insônia, dificuldade de memorização e concentração, cansaço, (sintomas esses muitas vezes confundidos e tratados somente como depressão), além de dificuldades de ereção, diminuição de massa muscular, queda de cabelos e pêlos e às vezes osteoporose.

Sylvia Marzano alerta que a partir dos 40 anos, alguns aspectos das disfunções sexuais masculinas, como a diminuição ou perda do desejo sexual e a perda significativa da qualidade da ereção, podem ser sinais desse DAEM.

Muitos homens por terem uma maneira de ser mais ativa e otimista frente à vida, autoconfiantes em relação ao ato de envelhecer, podem sentir menos, ou não se render tão intensamente aos sintomas característicos da diminuição de testosterona, e provavelmente homens menos autoconfiantes estejam mais predispostos a sentir de forma mais intensa e rápida os sintomas dessa diminuição hormonal.

Além dos sintomas acima citados que aparecem em geral, de forma lenta e progressiva, o urologista pode pedir exames de sangue, para saber como estão os níveis de testosterona.

A queda do hormônio masculino testosterona costuma ser chamada erroneamente de andropausa, o nome mais apropriado é "Distúrbios Androgênicos do Envelhecimento Masculino" (DAEM) Cada vez mais os urologistas passam a concordar que os sintomas da DAEM podem ser abrandados com a reposição hormonal de testosterona, reposição de testosterona, injetavel na maioria das vezes, que deve ser acompanhada rigorosamente pelo urologista, pois é contra-indicada nos casos de câncer ou aumento de próstata, segundo Sylvia Marzano.
É importante ressaltar que a reposição hormonal de testosterona não deve estar associada à busca de melhora na performance sexual, pois essa reposição somente faz-se necessária quando há carência hormonal como sintomatologia .

Esse tratamento de TRH (terapia de reposição hormonal) costuma provocar uma melhora significativa dos sintomas relacionados ao humor, cansaço, disposição para a vida, melhora do desejo sexual e na resposta erétil.

Importante também lembrar que a partir dos 40 anos, é necessário fazer os exames de prevenção das doenças da próstata: PSA, ultrassom da próstata e outros como densitometria óssea.

Assim como no tratamento feminino, a orientação do médico é indispensável, pois o paciente será submetido a vários exames, para se ter uma visão geral do organismo e para que se possa verificar as concentrações dos níveis dos hormônios sexuais, para depois se avaliar a necessidade ou não desse tratamento. 

Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/reposicao_hormonal_masculina.htm
Acessado em 12/08/2011 às 22:13

Como o pai pode participar da amamentação de seu filho?


Contato entre pai e filhoHá aqueles que consideram o ato de amamentar exclusivo das mães. Mas o contato da figura paterna durante os primeiros meses de vida é essencial para o desenvolvimento da criança e para a aproximação da família. Confira abaixo dicas importantes da psicóloga Solange Martins Ferreira.

Durante a amamentação é comum a mãe criar intimidade com o bebê. Como o pai também pode participar desse momento tão importante?
Este é um assunto bem interessante, já que o mérito de amamentar os filhos é da mulher. Ao mesmo tempo, são elas que têm a possibilidade de afastar ou aproximar o companheiro. O que acontece nesse momento é que a mulher entende que, como o pai não amamenta, não há muita coisa que ele possa fazer. Entretanto, do ponto de vista emocional, a presença do pai na amamentação é extremamente tranquilizadora para a mãe. Por mais que o seio seja dela, a amamentação deixou de ser algo somente fisiológico e hoje traz tranquilidade, bem-estar, segurança e afetividade.

Como a figura paterna pode se inserir no cenário da amamentação?
A hora que a mãe está com o bebê no colo, na posição de amamentar, o parceiro pode ficar ao lado dela fazendo carinho em ambos. Outra dica importante é dividir as tarefas com o pai: a mãe pode dar a oportunidade de o pai dar banho na criança, trocar fraldas, acordar durante a noite para cuidar do bebê quando ele chorar, entre outras. Cabe a ela incentivar essas atitudes. Dessa forma, o marido se sente útil durante esse período.
Durante a gravidez o foco de atenção é para a mulher. Quando a criança nasce, o foco passa a ser exclusivo dela. O pai, nesse momento, fica em terceiro plano. Por isso, é superimportante a mulher chamar o parceiro para ficar ao seu lado, abraçando-a, dando apoio, incluindo-o nesse momento.

A criança, por mais nova que seja, consegue sentir a presença paterna?
Sim. Tanto pela audição quanto pelo contato. A audição do bebê é desenvolvida muito precocemente durante a gestação e, desde aquele momento, ele já consegue identificar o timbre da voz do pai. Quando ele está conversando com a mãe – que por sua vez se sente muito mais cuidada –, o bebê sente a presença do pai não só pela voz, mas também pelo toque. Durante o período de amamentação, o pai pode manter essa relação estreita. Quando a criança começa a utilizar a mamadeira, ele também pode participar da vida da criança realizando essa tarefa.

De que maneira essa aproximação nos primeiros meses reflete no futuro da criança?
Na hora que a criança está sendo amamentada com tranquilidade, ela recebe o contato corporal dos pais. Esse contato faz com que tenha uma sintonia de bem-estar, segurança, afetividade e calma. Isso tudo faz com que a criança cresça com esses valores e se desenvolva de maneira correta.

6 dicas importantes:
- Se o casal tem outros filhos, o pai pode se ocupar com eles. Assim, a mãe pode se dedicar ao que acaba de nascer. Isso também evita que haja disputa entre as outras crianças;
- O pai pode ficar ao lado da mãe enquanto ela estiver amamentando. Esse ato é importante no contato entre os três;
- É importante que o parceiro tenha paciência. Por enquanto, o dia a dia da casa será um pouco diferente quando comparado a antes do bebê nascer;
- A figura paterna deve ajudar no que for necessário, seja nas tarefas da casa ou nos cuidados com o bebê;
- O pai deve encorajar a mulher a amamentar;
- Os horários da amamentação devem ser respeitados.

Fonte http://idmed.uol.com.br/bebes/como-o-pai-pode-participar-da-amamentacao-de-seu-filho-veja-dicas-importantes-de-uma-especialista.html
Acessado em 12/08/2011 às 22:31

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Circulação do vírus da dengue muda em Ribeirão Preto

A vigilância do vírus da dengue em Ribeirão Preto (interior de São Paulo) ganhou agilidade com a utilização de um teste realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A infecção é rapidamente detectada em amostras de sangue pela identificação de uma proteína presente durante a multiplicação dos vírus. A técnica, utilizada na cidade há dois anos, permitiu identificar uma mudança no tipo de vírus predominante na população infectada. O vírus do tipo 1 passou a ser o mais comum, superando os tipos 2 e 3.
A dengue é causada por quatro tipos de vírus (sorotipos 1,2,3 e 4), que provocam doenças semelhantes, desde infecções assintomáticas até distúrbios mais graves (dengue hemorrágica). “A pessoa que teve dengue nunca mais terá a doença provocada pelo mesmo tipo de vírus que a infectou”, afirma o médico e professor da FMRP, Benedito Antonio Lopes da Fonseca, que coordena os estudos. “No entanto, se o paciente for infectado por outro tipo de vírus, pode haver maior risco de desenvolver uma forma mais grave da doença, por isso é importante determinar qual sorotipo está circulando em uma determinada região”.
Para identificar a dengue é utilizado um teste rápido que identifica a proteína NS1, que aparece quando o vírus está se replicando, indicando que a pessoa está doente. Desde 2009, cada um dos cinco Distritos de Saúde de Ribeirão Preto (interior de São Paulo) fornece diariamente cinco amostras de sangue para o Laboratório de Virologia Molecular da FMRP, que realiza o teste para detectar a proteína NS1. “Todos os resultados, positivos ou negativos para o vírus, são encaminhados no mesmo dia para a Secretaria de Municipal da Saúde”, aponta Fonseca. “Embora a identificação do tipo de vírus envolva um processo mais demorado, até o final de cada semana esse resultado é disponibilizado”.
Ao longo de dois anos, os exames mostraram uma mudança nos tipos de vírus que circulam em Ribeirão Preto. “Em 2009 foram identificados três sorotipos, com predominância dos tipos 2 e 3”, conta o médico. “A partir de 2010, passou a predominar o tipo 1, que permanece até hoje, evidenciando a movimentação do vírus, com um dos tipos tomando o lugar de outros”.
Mudanças
Novos estudos serão necessários para verificar as razões das mudanças no tipo de vírus da dengue predominante em Ribeirão Preto. “Uma das hipóteses diz respeito a mudanças no mosquito Aedes aegypti que levam a predominância”, aponta o médico. “Também é possível que tenha acontecido um esgotamento no número de pessoas ainda suscetíveis a doença, mas isso também deve ser verificado em pesquisas”.
As informações fornecidas para a Secretaria de Saúde são encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são orientadas a reforçarem a hidratação dos pacientes com dengue. “É possível que o paciente com suspeita dengue já tenha desenvolvido a doença no passado e a hidratação precoce e vigorosa pode prevenir o aparecimento das formas graves da doença”, diz Fonseca. “O médico que está atendendo um paciente não tem como saber se houve infecção prévia, a não ser que o paciente forneça essa informação”.
O vírus da dengue (partícula viral) é composto por três tipos essenciais de proteínas e durante o processo de replicação são produzidas outras sete proteínas, chamadas de Não Estruturais (NS), entre as quais se encontra a NS1. “Devido ao fato de só estar presente durante a replicação, ela serve como um marcador de infecção ativa”, conta o professor. “Dessa forma, foi desenvolvido um teste rápido para o diagnóstico da dengue com base na identificação da NS1, o que tem nos ajudado muito tanto na prática clínica como em investigações virolócicas e epidemiológicas”.
Os resultados da vigilância virológica foram reunidos em artigo científico que foi apresentado em um congresso sobre doenças tropicais negligenciadas em Boston (Estados Unidos), realizado no último mês de julho. “É um trabalho de pesquisa aplicada, que contribui diretamente para a implementação dos serviços de saúde”, conclui o professor.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/08/03/circulacao-do-virus-da-dengue-muda-em-ribeirao-preto.jhtm
Acessaro em 4/8/11 às 22:40

Pele masculina também precisa de cuidados especiais

"O cuidado diário com a pele passa pela limpeza, hidratação e fotoproteção"
Ao contrário do que pensam muitos homens, o cuidado com a pele não é assunto feminino, faz parte dos cuidados com a saúde de todo ser humano.
Há algumas diferenças entre a pele do homem e da mulher. O homem costuma ter a pele mais oleosa - o que a torna naturalmente mais hidratada. Além disso, o homem passa por um ritmo de envelhecimento mais lento, devido a uma maior quantidade de produção de fibras de colágeno dérmico. No entanto, mesmo com tantos benefícios, o homem também precisar tratar e cuidar da sua pele, afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Etapas essenciais para afastar problemas de ressecamento, acne, manchas e irritação

Limpeza

Para manter a pele com aparência saudável, é necessário a limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas. Usar apenas água não é o suficiente, é necessário desengordurá-la com um sabonete específico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem e nem ressequem a pele.
A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. A limpeza também é importante para a melhor penetração do filtro solar e tratamento antienvelhecimento.

Homens com a pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção sebácea. Podem ser utilizados: géis, leites ou loções de limpeza sem óleo.
Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois acabam aumentando a oleosidade da pele.

Os homens com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.

Pele lisinha após barbear

Uma das grandes preocupações dos homens é a barba. Fazê-la de forma incorreta pode resultar em irritação, pelos encravados e pele machucada. Para evitar esses probleminhas, utilize cremes pré-barba, que hidratam a pele, amolecem os pelos e previnem as irritações. Para evitar a foliculite (aquelas bolinhas vermelhas, parecidas com espinhas que surgem após fazer a barba), existem duas saídas:

- barbear apenas no sentido em que os pelos crescem;
- sendo o problema mais grave, vale investir na depilação a laser.

Filtro Solar

O filtro solar precisa ser passado em quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora. Ele deve ser espalhado em todo o corpo, inclusive orelhas, pés e mãos 30 minutos antes da exposição solar. O filtro deve ser repassado, também em quantidade significativa, 20 a 30 minutos após o inicio da exposição. Depois disso ele será passado novamente a cada duas horas ou após contato com a água ou suor excessivo. Os homens que se expõem de forma intensa por praticar esportes ao ar livre devem usar bloqueadores solares (proteção mais ampla) resistentes à água.

Dicas para prevenir acnes

A acne é um problema comum, levando ao aparecimento de cravos, espinhas e até cicatrizes.

- Evite exposições exageradas ao sol. O sol tem um efeito secativo sobre as espinhas e pode até melhorar ligeiramente o quadro de acne. Porém, quando o sol é exagerado, a acne só piora, pois a pele queimada fica mais grossa e isso facilita o entupimento dos poros.

- Cuidado com a alimentação. Procure ingerir mais frutas, verduras e legumes e faça pouco uso de alimentos cremosos ou gordurosos (frituras, maionese, creme de leite etc.).

Cuidados especiais no dia a dia

O cuidado diário com a pele passa pela limpeza, hidratação e fotoproteção. Porém, além desses, há inúmeros ativos antienvelhecimento que podem e devem ser utilizados, tais como: ácidos, antioxindantes e outros cosméticos. Estes produtos devem ser utilizados à noite alternadamente, sendo espalhada com camada fina por todo o rosto. Hoje o homem pode procurar cuidados especiais como: peelings, preenchimento, toxina botulínica, entre outros.

O peeling provoca descamações variadas, renovando a pele. O preenchimento é interessante para suavizar sulcos e rugas profundas. São utilizados preenchedores registrados e compatíveis com a pele.

A toxina é excelente para melhorar e prevenir as rugas de expressão. Todos estes recursos combinados melhoram a aparência da pele masculina.
Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/pele_do_homem.htm
Acessado em 4/8/11 às 22:37

Hidroginástica - Conheça os benefícios de exercitar-se no meio aquático

Hidroginástica é uma palavra de origem grega, que significa ginástica na água. A água é diferente do ar, sob aspectos físicos tais como densidade, pressão hidrostática e temperatura. Essas características interferem diretamente na resposta do organismo humano para a atividade física que é exercida num meio aquático adequadamente aquecido.
A hidroginástica envolve a prática de determinados exercícios físicos neste meio aquático, e são valiosos os benefícios obtidos com a realização dos mesmos. A temperatura da água, considerada neutra, deve ser de 35 ºC, sendo que qualquer desvio pode produzir mudanças significativas no aparelho cardiovascular do praticante.
Ao imergirmos no meio aquático, nosso sangue é redistribuído através do corpo, em virtude da pressão hidrostática, causando um aumento do retorno do sangue venoso. Essa é a base para todas as modificações fisiológicas associadas à imersão, particularmente nos sistemas cardiovascular, muscular, esquelético e excretor.  Observa-se um aumento de 1/3 do desempenho cardíaco e uma redução média de 10 batimentos por minuto na frequência cardíaca.
Benefícios da hidroginástica:
- Aumento da circulação periférica.
- Aumento da força e da resistência muscular.
- Facilitação da movimentação das articulações.
- Melhora a consciência corporal, da autoconfiança, do equilíbrio e da musculatura respiratória.
- Redução da sensibilidade à dor e dos espasmos musculares.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ministério lança Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou no Rio de Janeiro a campanha da Semana Mundial de Amamentação. Acompanhado pela atriz Juliana Paes, madrinha da campanha este ano, ele apresentou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, cartilha que informa como garantir os direitos das mães e dos recém-nascidos.
Com ilustrações do cartunista Ziraldo, o guia destaca os benefícios do aleitamento materno. Segundo o Ministério da Saúde, amamentar é a forma mais eficaz para a redução da mortalidade infantil, além de proteger a criança de inúmeras doenças. "Desde que engravidei do Pedro, eu queria muito ter parto normal e amamentar. O parto normal não foi possível, mas amamentar eu consegui. O Pedro vai fazer oito meses e adora mamar no peito", contou Juliana Paes.
A semana da amamentação é comemorada anualmente e este ano será do dia 1º a 7 deste mês. Desde ontem, cartazes e folhetos são distribuídos pelas sociedades de pediatria dos estados e do Distrito Federal, assim como secretarias estaduais e municipais de Saúde. Também foram produzidos filmes para a televisão e Internet, além de um spot para transmissão no rádio.
Atualmente, apenas 41% dos bebês menores de seis meses no Brasil são alimentados exclusivamente com leite materno, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A taxa é semelhante à média mundial, calculada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em menos de 40%. Mas, é bem abaixo do percentual ideal definido pela organização, entre 90% e 100% das crianças nessa faixa etária. "Nós queremos chegar a 80 por cento do aleitamento materno exclusivo. Não fechamos uma meta por ano, mas tem um conjunto de ações porque não depende só do governo, depende das empresas", afirmou Padilha. De acordo com o ministro, em um ano 10 mil empresas passaram a cumprir a lei que garante licença maternidade até seis meses para incentivar o aleitamento materno.
ENTENDA A NOTÍCIA
A novidade da campanha deste ano é o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê. A cartilha, que informa os direitos das mães à amamentação, será distribuída a profissionais de saúde e líderes comunitários que terão a função de multiplicar as informações e orientar as mulheres.
A cartilha, com ilustrações de Ziraldo, será levada prioritariamente às regiões do País com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)Para a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, a sociedade brasileira precisa apoiar mais as mães. "Muitas mulheres ainda sofrem preconceito ao amamentar em público.No Brasil, o índice de crianças de até seis meses que se alimentam exclusivamente de leite materno está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).Enquanto o considerado ideal está entre 90% e 100%, no País são apenas 41%.Entre janeiro e dezembro de 2010, 10.518 empresas se comprometeram a conceder os 60 dias adicionais.Somente Acre e Maranhão, de acordo com a SBP, ainda não concederam os seis meses às servidoras públicas estaduais.
Fonte: 
Folhapress

MINISTÉRIO DA SAÚDE INICIA CAMPANHA NA SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

O Ministério da Saúde (MS) iniciou esta semana campanha para incentivar o aleitamento materno. A ação faz parte da Semana Mundial da Amamentação, que vai até o dia 7/8. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou a Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, cartilha que será distribuída a profissionais de saúde e líderes comunitários e que informa como garantir os direitos das mães e dos recém-nascidos.
A cartilha, com ilustrações de Ziraldo, será levada prioritariamente às regiões do País com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Segundo o Ministério da Saúde, amamentar é a forma mais eficaz para a redução da mortalidade infantil. Atualmente, apenas 41% dos bebês menores de seis meses no Brasil são alimentados exclusivamente com leite materno, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A taxa está abaixo do ideal definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 90% e 100% das crianças nessa faixa etária. "Nós queremos chegar a 80% do aleitamento materno exclusivo”, diz Padilha. De acordo com o ministro, em um ano 10 mil empresas passaram a cumprir a lei que garante licença maternidade de até seis meses para incentivar o aleitamento materno.
A campanha é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde. Entre os materiais de divulgação, foram confeccionados cartazes e fôlderes com informações de estímulo à amamentação e dicas de como amamentar.
Fonte Coren SP

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sete dicas para prevenir Alzheimer

"Com redução de 25% nos sete fatores, três milhões de casos poderiam ser evitados, indica estudo"
Um estudo dos cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, concluiu que a metade dos casos da doença de Alzheimer no mundo estão relacionados a falta de qualidade de vida.

Com uma redução de 25% nos sete fatores de risco pode-se evitar até três milhões de casos.
Os fatores definidos pelos americanos são:
1- não fumar;
2- ter uma dieta saudável;
3 - prevenir o diabetes;
4- controlar a pressão arterial;
5 - combater a depressão;
6 - fazer mais atividades físicas;
7- aumentar o nível de educação.

Acessado em 02/08/2011 às 12:11

11 maneiras de reduzir o consumo de álcool

mulher-copo-bebida-alcoolicaVocê está preocupado com a quantidade de álcool que vem consumindo? Talvez isso esteja acontecendo porque você sente que está bebendo demais ou com frequência e isso já tenha se tornado um hábito.
É sempre aconselhável verificar com o seu médico, que pode ajudá-lo a decidir se é melhor para você cortar ou abster-se totalmente das bebidas alcoólicas. Pessoas que são dependentes do álcool ou têm outros problemas de saúde física ou mental devem parar de beber completamente. Porém muitas pessoas podem se beneficiar simplesmente reduzindo a quantidade. Se o seu médico indica que você deve conter o consumo, o Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo(NIAAA) sugere que as seguintes etapas podem ser úteis:

1 - Faça uma lista
Fazer uma lista das razões para reduzir o consumo de álcool – como sentir-se saudável, dormir melhor ou melhorar os seus relacionamentos – pode motivá-lo.

2 - Defina uma meta para beber
Defina um limite de quanto você vai beber. Você deve manter seu modo de beber seguindo as diretrizes recomendadas: não mais do que uma bebida-padrão por dia para mulheres e homens com 65 anos ou mais, e não mais de dois drinques-padrão por dia para homens com menos de 65 anos. Esses limites podem ser muito altos para as pessoas que têm certas condições médicas ou para alguns adultos mais velhos. O seu médico pode ajudar a determinar o que é certo para você.

3 - Mantenha um diário
De três a quatro semanas, mantenha o controle de cada vez que você for tomar uma bebida. Inclua informações sobre o que e quanto você bebeu, bem como onde você estava. Compare isso com o seu objetivo. Se você está tendo dificuldades para atingir a sua meta, discuta o assunto com o seu médico ou outro profissional de saúde.

4 - Não tenha álcool em sua casa
Não ter álcool em casa pode ajudar a limitar o seu consumo.

5 - Beba devagar
Tome devagar a sua bebida. Beba refrigerante, água ou suco depois de uma bebida alcoólica. Nunca beba com o estômago vazio.

6 - Escolha dias sem álcool
Decida não beber um ou dois dias por semana. Você pode querer abster-se por uma semana ou um mês para ver como você se sente fisicamente e emocionalmente sem o álcool em sua vida. Fazer uma pausa em determinados dias pode ser uma boa maneira de começar a beber menos.

7 - Preste atenção na pressão dos colegas
Aprenda maneiras práticas de dizer não educadamente. Você não tem que beber apenas porque os outros estão bebendo, e você não deve se sentir obrigado a aceitar cada bebida que é oferecida. Fique longe de pessoas que o incentivem a beber.

8 - Mantenha-se ocupado
Faça uma caminhada, pratique esportes, saia para comer ou pegue um filme. Quando você estiver em casa, tente adquirir um hobby ou reativar um antigo, como pintura, jogos, tocar um instrumento musical, trabalhar com madeira – essas e outras atividades são ótimas alternativas para “esquecer de beber”.

9 - Peça ajuda
Cortar a bebida pode não ser sempre fácil. Deixe que os amigos e familiares saibam que você precisa do apoio deles. O seu médico, conselheiro ou terapeuta pode também ser capaz de oferecer ajuda.

10 - Mantenha guarda contra a tentação
Se você associar bebida com determinados eventos, tais como feriados ou férias, desenvolva um plano para gerenciá-los com antecedência. Monitore seus sentimentos. Quando você estiver preocupado, solitário ou com raiva, você pode se sentir tentado a buscar uma bebida. Tente cultivar novas formas saudáveis de lidar com o estresse.

11 - Seja persistente
A maioria das pessoas consegue reduzir ou parar de beber completamente apenas depois de várias tentativas. Você provavelmente vai ter contratempos, mas não deixe que eles o impeçam de alcançar seu objetivo de longo prazo. O processo normalmente requer um esforço contínuo.
Algumas dessas estratégias – como ter a pressão dos colegas, manter-se ocupado, pedindo apoio, estando ciente da tentação e sendo persistente – também podem ser úteis para pessoas que querem desistir do álcool completamente.
Uma vez que você cortar o consumo de álcool, examine os seus hábitos de beber regularmente para ver se você está mantendo esse nível de consumo. Algumas pessoas atingem sua meta, mas descobrem que velhos hábitos surgem novamente mais tarde. Se isso acontecer, consulte o seu médico.
Acessado em 02/08/2011 às 12:10