DanJoy HomeCare se apresenta ao mercado com uma proposta inovadora de trabalhar de forma HUMANIZADA, com atendimentos personalizados e em DOMICÍLIO, trabalhando em sistema de plantões* ou por procedimentos.

Atendimentos para Crianças, Adultos e Idosos, respeitando as individualidades e características próprias de cada faixa etária.

Atendimento realizado exclusivamente por ENFERMEIROS com nível superior e registro no COREN. Podendo assim avaliar melhor nossos clientes realizando CONSULTAS, DIAGNÓSTICOS e PRESCRIÇÕES de Enfermagem.

Atendemos Ribeirão Preto-SP e toda Região.

Preços promocionais de Inauguração. Entre em contato conosco

(16) 3289 9239

(16) 8194 7991.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pênfigo: conheça a doença do fogo-selvagem

PênfigoO que é pênfigo?
A designação de pênfigo é ampla. Conhecida também como fogo-selvagem no interior do Brasil, esta doença é considerada autoimune (o próprio corpo se agride) e manifesta-se por bolhas espontâneas que aparecem em qualquer local do corpo.

Quais são os tipos?
O pênfigo pode ser denominado foliáceo, pênfigo vulgar ou penfigoide.

Quais são os sintomas? Que locais do corpo o pênfigo atinge?
A manifestação mais comum é a do aparecimento de bolhas que causam o descolamento da parte superior da pele (a epiderme). Pode ocorrer no corpo todo e pode também, em alguns casos, atingir as mucosas.

Como o pênfigo prejudica a qualidade de vida da pessoa?
A aparência é um fator social muito importante, mas o paciente que tem a doença sente dor nos locais, e como a pele fica mais frágil, pode infeccionar com facilidade.

Que pessoas são mais atingidas pela doença?
Há quem acredite que o pênfigo pode ser causado por vírus, portanto, pessoas que convivem numa mesma região podem ter mais chances de ter a doença do que outras. Pode atingir adultos jovens e mais velhos, homens e mulheres.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é clínico e laboratorial. Com uma suspeita de pênfigo, o médico deve fazer uma biopsia da pele, e o exame histológico (de laboratório) vai fechar o diagnóstico.

Há prevenção?
Infelizmente não. O que se recomenda é que não se negligencie os sinais. Ao começar um quadro de bolhas espontâneas, deve-se imediatamente procurar ajuda médica.

Como é feito o tratamento?
Usa-se antibióticos e corticoides. Hoje temos medicamentos chamados de biológicos que estão sendo testados nas doenças autoimunes. Acreditamos que, em breve, teremos novas drogas que poderão ajudar no controle da doença. O que se deve fazer é estar atento às infecções e tratá-las a tempo.

A alimentação é algo importante no período de tratamento do pênfigo?
Sempre! No caso do pênfigo que atinge a mucosa oral, temos que lembrar que o paciente vai ter muita dor para comer, portanto a dieta tem que ser especial.

Prof. Dr. Valcinir Bedin é médico dermatologista formado pela USP, mestre e doutor em medicina pela UNICAMP, tricologista e nutrólogo, Diretor do CIPE (Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento)e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo. CRM: 39.013
 Fonte: http://idmed.uol.com.br/saude-de-a-z/penfigo-conheca-a-doenca-do-fogo-selvagem.html
Acessado em 22/06/2011 às 21:47

Nenhum comentário:

Postar um comentário